Você está aqui: Home > Notícias > Ver Minas em Taiobeiras
Ver Minas em Taiobeiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais trouxe para Taiobeiras, o Programa VER MINAS, que tem como função diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população que estão dentro da faixa etária priorizada pelo Programa.
A doença que é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo, atualmente, está relacionada à cerca de 50% dos casos de perda de visão.
A vinda do Programa para Taiobeiras foi possível graças ao empenho da administração municipal junto ao Governo de Minas que reconhece o trabalho do município na manutenção dos programas aqui implantados, todos funcionando com sucesso.
O programa, além de atender a população do município, tem atendido também a população alvo de Berizal, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Padre Carvalho, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso, Santo Antônio do Retiro e Vargem Grande do Rio Pardo.
O atendimento está sendo realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica.
Grande parte da população de Taiobeiras tem sido beneficiada com as ações do Programa. Foram realizadas, até o dia 23, o total de 1.452 consultas, 462 cirurgias de cataratas, 13 cirurgias de pterígio e 1 yager a laser.
O Programa tem sido um sucesso, pois tem alcançado as metas almejadas, tudo sendo executado dentro dos prazos programados, com muita tranquilidade, organização e agilidade, o que têm chamado a atenção dos pacientes e arrancado elogios e sua satisfação. “É uma alegria poder traz mais qualidade de vida para um grande número de pessoas, podendo ver no rosto delas uma nova esperança. Isso não tem preço, pois quando se tem força de vontade é possível fazer com que muitos melhorem de vida” – diz o Prefeito Danilo Mendes.