Você está aqui: Home > Notícias > A Viagem em busca do Conhecimento
A Viagem em busca do Conhecimento

Missão empresarial visita distrito que é polo estadual de lingerie e confecções

A transformação da cidade também em polo da confecção é sonho mais próximo da realidade do que se possa imaginar. A Prefeitura, através do Departamento Econômico, vem trabalhando nesse sentido e contando com parceiros importantes como Sebrae Minas, a recém criada AMIP – Associação de Moda Intima e Praia de Taiobeiras e com a determinação das empreendedoras, que estão apostando no segmento de lingerie.
    A mais recente investida nesse planejamento conjunto foi uma viajem, nos dias 21,22 e 23 passados para a visita de uma missão empresarial ao distrito de Vargem Grande, pertencente à cidade mineira de São João do Manteninha e localizada a 112 km de Governador Valadares, no leste mineiro. Embora não tendo asfalto e nem telefonia celular (o telefone fixo funciona de forma precária), o distrito é reconhecido como polo estadual na produção de lingerie.
    Os números impressionantes do comércio e a recepção dada pelos moradores confirmam essa situação. Quase metade da população de 2.500 habitantes trabalha na indústria de confecção, que produz cerca de 1 milhão de peças por mês, gerando entre 400 e 500 empregos diretos e um invejável faturamento de R$ 2 milhões a cada mês. “Temos muito a aprender aqui” – comentou o prefeito Danilo Mendes que juntamente com o vice-prefeito Vitor Hugo Teixeira, o coordenador do CVT/UAITEC Hélvio Araújo, o diretor de desenvolvimento Econômico José Alves e o coordenador regional do Sebrae Minas Filomeno Bida integraram a missão.
    Os empreendedores taiobeirenses, assim como os demais integrantes da missão, puderam conhecer bem mais do que o dia a dia das fábricas e lojas. Depois de visitas e demonstrações, retornaram com a sensação de que estão no caminho certo. “É um projeto coletivo e vimos em Vargem Grande que o principal ingrediente é essa determinação conjunta. Sabemos que os nossos valores e a prefeitura vem funcionando e deve agir como facilitadora nessa empreitada, que trará bons frutos para  toda a cidade” – completou o prefeito.