Você está aqui: Home > Notícias > Lideranças Unidas Lutam pela água
Lideranças Unidas Lutam pela água

O trabalho pela construção da Barragem de Berizal continua, mesmo com o anuncio da retomada das obras, feito pelo então ministro da integração nacional, Fernando Bezerra, no dia 12 do mês passado, em Brasília. E está cada vez mais forte, cantando com parceiros importantes e em todos os segmentos da sociedade.
    Integrantes dos dois maiores movimentos que estão à frente dessa luta – o Vidas Áridas, de Montes Claros e o amigos da Água, de Taiobeiras – foram recebidos nesta sexta-feira (04/10) por lideranças do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada na Prefeitura de Taiobeiras. “Estamos refazendo o caminho que seguimos há cinco meses, num levantamento da situação daqueles municípios que mais sofrem com a seca e o alto Rio Pardo tem particularidade por causa da luta pela construção da barragem” – explica o repórter cinematográfico Geraldo Humberto, idealizador do projeto Vidas Áridas.
    E foi justamente a união dos esforços desses movimentos, com o apoio político e logístico da Prefeitura de Taiobeiras, em parceria com as prefeituras dos demais municípios que serão beneficiados pela barragem (Berizal, Indaiabira, São João do Paraíso e Ninheira) que tornou possível a elaboração de um livro com milhares de assinaturas de pessoas reivindicando a retomada das obras. Esse livro foi entregue a dois ministros, em Brasília e carrega o peso do anseio de todos pela construção da barragem.
    A reunião contou também com a participação de representantes do sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Rotary Clube de Taiobeiras, do escritório local da Emater-MG, do vice-prefeito Vitor Hugo Teixeira (representante legítimo da prefeitura, já que o prefeito Danilo Mendes se encontra em viagem a Belo Horizonte), do presidente da Câmara Municipal de Taiobeiras, João Inácio Sena e dos demais vereadores. “Estamos todos unidos também pela água e esse encontro mostra a preocupação que cada um trás consigo. A Barragem de Berizal é uma necessidade e o símbolo da nossa luta pela sobrevivência de toda a região. A água cai, quando o criador manda e precisamos segurá-la no leito do Rio Pardo.” Desabafa o vice-prefeito Vitor Hugo.