Você está aqui: Home > Notícias > Mais água para o campo, com novos poços e barragens
Mais água para o campo, com novos poços e barragens

Garantir condições para que o homem do campo viva com qualidade e produza mesmo diante das adversidades é uma das preocupações da prefeitura de Taiobeiras desde a administração passada. Em abril de 2012 foi criada a Comissão de prevenção e Enfrentando aos efeitos da seca, com o objetivo primeiro de evitar que a estiagem castigue aqueles que são os principais responsáveis pelo abastecimento do alimento que a cidade consome: o produtor rural.
    Formada por representantes de segmentos da sociedade civil, da prefeitura, Câmara Municipal, Emater-MG, dos produtores rurais e presidida pelo diretor municipal de agricultura e meio ambiente, Vilson Ramos, essa comissão se reúne sempre que necessário e esta encarregada de municipar o prefeito e sua equipe, para que esses busquem o atendimento das demandas por ela levantadas. É um trabalho constante, numa região onde a seca é fenômeno repetitivo.
    Duas importantes conquistas para o homem do campo, quando à redução dos efeitos da seca, já estão a caminho graças  a esse entrosamento coletivo encabeçado pela Comissão: a construção de pequenas barragens e a perfuração de poços. São oito pequenas barragens, de quatro metros de profundidade e com sangrador de concreto, que começam a ser construídas pela Fundação Rural Mineira – Ruralminas, dentro do programa Água para Todos, beneficiando as comunidades de Matrona, Olhos D’Água, Covão, Novato, Pé da Ladeira, cercado, Lameiro e Ilha. E outros nove poços tubulares, que serão perfurados pelo DNOCS – Departamento de Obras Contra a Seca, beneficiando as comunidades de Itaberaba, Lajedo, Mariante ( barra da Laje), Marruaz, Olhos D’Água, Riacho de reia. Manteiga, Covão e Pau do Mariante.
    “Estamos atentos e a postos para que o homem do campo, principalmente o agricultor familiar, não sinta tanto os impactos da seca” – informa o diretor municipal  da agricultura, Vilson Ramos. Além da perfuração de poços e da construção das barraginhas, a Prefeitura já fez e vem construindo, com recursos próprio, as bacias de contenção para segurar a água da chuva, quando ela chegar. Já são mais de trezentas, prontas e a espera da chuva.
    O prefeito Danilo Mendes participou na treça-feira (17/09) da reunião descentralizada da AMAMS – Associação dos Municipios da Área Mineira da Sudene (foto abaixo), realizada na cidade de Rubelita. Entre os assuntos em pauta, destaque para a cobrança de maior agilidade dos governos no amparo para a redução dos impactos dos efeitos da seca na região.