Notícias

Você está aqui: Home > Notícias > Ministro Anuncia: Barragem de Berizal será construída
Ministro Anuncia: Barragem de Berizal será construída
PDF Imprimir E-mail

alt

Um antigo sonho da microrregião Alto Rio Pardo está prestes em se tornar uma realidade: o Açude ou Barragem de Berizal, que terá sua edificação retomada ainda este ano, segundo palavras do ministro da integração nacional, Fernando Bezerra.     
O anúncio foi feito na terça-feira (12/09) em Brasília, em reunião, no ministério do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, com a participação dos ministros Fernando Bezerra (integração nacional), Fernando Pimentel (desenvolvimento, indústria e comércio exterior) e Antônio Andrade (agricultura), além de deputados (estaduais e federais) e prefeitos. Paralisadas há mais de uma década, por problemas no licenciamento ambiental e no reassentamento de ribeirinhos, as obras serão retomadas depois de um acordo entre os governos federal e estadual, segundo o ministro. “O governador Anastasia vai fazer a execução de todas as ações socioambientais, estimadas em cerca de 106 milhões de reais e a execução da obra física da barragem será feita pelo DNOCS, numa estimativa de custo em torno de 80 milhões de reais. A Barragem de Berizal volta a participar da carteira de investimentos do PAC 2 e o edital de licitação deverá ser publicado já nos primeiros dias do mês de outubro’’ - informou o ministro Fernando Bezerra.

TRABALHO COLETIVO


      Para o prefeito Danilo Mendes, um dos articuladores pela retomada das obras de Berizal, ‘‘trata-se do resultado de um esforço coletivo com a ajuda dos Amigos das Águas, organização presidida por Hélvio Araújo e que trabalhou dia e noite na coleta de assinaturas pela retomada das obras da barragem; dos jornalistas Délio Pinheiro e Geraldo Humberto, do projeto Vidas Áridas e dos nossos deputados Ana Maria e Bernardo Santana, legítimos representantes do nosso município na assembleia e câmara federal. Enquanto alguns procuravam tirar proveito político, inclusive caluniando e ironizando nossas viagens a Belo Horizonte e Brasília, trabalhávamos juntos pelo retorno dessa obra, que será a redenção da nossa região em abastecimento de água para o consumo humano e produção’’.

altalt

 

Pesquisa

 

Central de Atendimento

Praça da Matriz, 145, Centro
TEL (38) 3845-1414
Copyright 2013 Prefeitura de Taiobeiras