Você está aqui: Home > Notícias > Prefeitura Aposta no Empreendedorismo
Prefeitura Aposta no Empreendedorismo

Começa a funcionar em Taiobeiras, nos próximos dias, mais um importante aliado para a aposta que a atual administração está fazendo em relação à força empreendedora  do  povo taiobeirense. A cidade está ganhando um escritório da JUCEMG - Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, que vai beneficiar também a todo Alto Rio Pardo.
O prefeito Danilo Mendes recebeu, na semana que passou o gerente de Integração da JUCEMG, Henrique Peixoto Petrocchi da Costa, que explicou o funcionamento da nova unidade. Com a Junta em Taiobeiras, quebra-se um dos principais entraves nos processos de abertura ou regularização de empresas: o tempo para respostas e a distância - da cidade até a representação mais próxima da JUCEMG.

ABRINDO CAMINHO

O primeiro passo foi dado já na posse da atual administração, em janeiro passado, com a criação do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico - uma secretaria específica para tratar dos assuntos relacionados ao comércio, indústria, prestação de serviços, agronegócio e empreendedorismo de modo geral. Para o prefeito Danilo Mendes, ‘‘o início de um longo trabalho na busca pela criação de empresas locais, atração de indústrias e consequente geração de emprego e renda’’. Outro avanço foi registrado logo em seguida, durante os preparativos para a Feira Regional do Alto Rio Pardo - FERARP -com o apoio e luta pela formalização de empresas do segmento de confecção de moda íntima (lingeries), que envolve quase uma centena de pequenos empreendedores. Identificados pela secretaria, esses empreendedores vem sendo acompanhados e já se pode vislumbrar um futuro promissor nesse segmento.

E AGORA, A JUNTA!

Outras ações da administração, através do departamento, podem ser lembradas. Como a busca por parceiros (inclusive junto à secretaria estadual de desenvolvimento econômico e já com sinalização de bons resultados) e uma grande campanha voltada para a venda no comércio. Mas, sem dúvidas, a chegada da Junta tem significado abrangente. Com a unidade aqui instalada (ela vai funcionar no prédio do departamento de Desenvolvimento Econômico, à Rua Rio Pardo) será possível agilizar os processos de constituição ou alteração de empresas, a autenticação de livros mercantis, a emissão de certidões, o acesso ao serviço Minas Fácil, entre outros benefícios. Coisas que, até então, dependiam de viagens à Montes Claros e de um longo período de espera.