Você está aqui: Home > Notícias > Projeto Vidas Áridas abre segundo dia da Festa de Maio/FERARP
Projeto Vidas Áridas abre segundo dia da Festa de Maio/FERARP

Geraldo Humberto e Délio Pinheiro (Geraldo Humberto e Délio Pinheiro levam 'Vidas Áridas' para Taiobeiras (Foto: Michelly Oda/G1)

Criado há cerca de três meses pelo repórter cinematográfico Geraldo Humberto e pelo repórter Délio Pinheiro (foto), ambos da Intertv Grande Minas, afiliada da Rede Globo na região, o projeto Vidas Áridas foi apresentado na tarde desta sexta-feira (17/05) a estudantes de seis escolas, públicas e particulares, de Taiobeiras. Aproximadamente 400 estudantes, além de professores, diretores e supervisores de escolas, assistiram, durante cerca de duas horas e meia, à duas palestras e apresentações voltadas para a manutenção e amparo do meio ambiente, com destaque para a preservação da água.

O extensionista Reinaldo Nunes, coordenador do escritório da Emater-MG de Montes Claros, fez um relato da situação da seca na região nos últimos anos. Ele demonstrou, através do resultado de estudos e pesquisas, que o Norte de Minas ainda possui um ciclo satisfatório de chuvas (cerca de 600 milímetros/ano de média) se comparado a Israel, por exemplo, onde chove apenas 200 milímetros/ano. Ressalta-se que Israel, mesmo diante de tantas adversidades, inclusive a climática, é um importante produtor agrícola. “Precisamos aprender com Israel, por exemplo, é segurar a água que cai em nossa região. A construção de barragens seria uma boa alternativa pra isso” – afirmou o coordenador da Emater.

Criador e presidente da ong OVIVE – Organização Vida Verde, o empresário e ambientalista Sóter Magno Carmo, foi o outro palestrante da tarde e falou sobre a necessidade de cuidados básicos com o meio ambiente. “O correto recolhimento do lixo, para se evitar que pilhas, baterias e outros elementos semelhantes contaminem o lençol freático, é uma atitude urgente de nós humanos. A água, assim como os animais, foge de quem não cuida bem dela e água é o que mais precisamos nessa região” – enfatizou em sua palestra. Os organizadores, Geraldo Humberto e Délio Pinheiro, se mostraram satisfeitos com a participação do público, que lotou o auditório da Escola Municipal João da Cruz Santos. “Saímos daqui com um balanço mais que positivo” – afirmou Geraldo Humberto, complementando: “lançamos nossa semente que, com certeza, já começou a germinar”.

A programação prossegue na manhã deste sábado, quando os integrantes do Vidas Áridas se encontram com os membros do movimento Amigos das Águas – criado em Taiobeiras para lutar pelo reinício da construção da barragem de Berizal. Juntos, eles fazem panfletagem no Mercado Municipal de Taiobeiras e se dirigem para uma visita à barragem, localizada há cerca de 50 quilômetros.

Geraldo Humberto e Délio Pinheiro (Foto: Michelly Oda/G1)