Você está aqui: Home > Notícias > Em passeata, servidores buscam mobilização contra a dengue
Em passeata, servidores buscam mobilização contra a dengue

Servidores do Departamento Municipal de Saúde promoveram na manhã de sábado passado (02/02), no centro da cidade, uma passeata para chamar a atenção dos moradores e buscar a adesão de toda a população para o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A doença vem ameaçando todo o Norte de Minas e a eliminação de focos do mosquito ainda é a única forma de prevenção.

Para o diretor municipal de saúde, Eduardo Luiz da Silva, casos suspeitos já foram notificados em Taiobeiras, provavelmente de pessoas que se infectaram em outras cidades, como Montes Claros, e isso eleva o estado de alerta. O vírus da dengue, que tem o Aedes Aegypti como hospedeiro e vetor, pode ser transmitido caso o mosquito se alimente do sangue de pessoa contaminada e, numa segunda picada, de outra pessoa ainda sadia.

Além de um “apitasso” sincronizado e distribuindo panfletos com mensagens e orientações sobre a doença, sintomas e prevenção, os servidores percorreram as principais ruas do centro na tentativa de chamar a atenção daqueles que são considerados os principais atores dessa batalha pela saúde: os moradores. “A maioria dos focos está dentro das casas” – orientou um dos manifestantes – “naqueles locais onde sequer percebemos. O descuido pode ser mais do que perigoso e cada um de nós precisa redobrar os cuidados”.

A campanha de combate e prevenção, num trabalho conjunto dos departamentos de saúde e de obras e serviços urbanos, será desenvolvida durante este mês até o final de março. As datas e locais do Mutirão da Limpeza, com recolhimento domiciliar de materiais descartados (que poderiam estar servindo para criadouro do mosquito) serão divulgados através de panfletos e de emissora de rádio local. Ou podem ser consultadas, também, nos dois departamentos.

Fotos: Sérgio Sena