Você está aqui: Home > Notícias > Saúde anuncia mobilização e trabalho contra a dengue
Saúde anuncia mobilização e trabalho contra a dengue

O Departamento Municipal de Saúde quer criar um escudo de proteção para evitar que a dengue se transforme numa dor de cabeça em Taiobeiras.  O aumento na notificação de casos, em toda a região do Norte de Minas e mais especificamente na cidade de Montes Claros (a cerca de 260 quilômetros e polo regional), desencadeou o alerta e colocou toda a secretaria de prontidão.

Em entrevista à emissora de rádio local, na terça-feira passada (29/01),  o diretor municipal de saúde, Eduardo Luiz da Silva, detalhou como funcionará a campanha de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Contando com o apoio do Departamento Municipal de Obras e Serviços Urbanos, além da participação da própria população, a prefeitura vai desenvolver em datas e bairros específicos,  durante os meses de fevereiro e março, trabalhos de limpeza das vias públicas e a coleta de materiais que forem sucateados pelos moradores – materiais esses que possam estar servindo de criadouro para o mosquito.

Para o diretor municipal de saúde, Eduardo Luiz, a hora é essa e o cinturão deve ser montado como prevenção. “O nosso índice de infestação domiciliar está acima da média considerada aceitável, mas está controlado. Por outro lado, não podemos permitir que o vírus chegue e encontre ambiente favorável. Montes Claros e outras cidades, que já registram casos da doença, estão próximas e a possibilidade de contaminação dos mosquitos, por ventura aqui existentes, não pode ser ignorada” – explicou.

A campanha terá início já neste próximo sábado (02/02), com uma passeata de mobilização no centro da cidade. Já a partir da terça-feira (05/02) terá início o trabalho de Mutirões, com limpeza das vias públicas e recolhimento de material descartado pelos comerciantes e moradores da área central da cidade.