Você está aqui: Home > Notícias > UNICEF entrega Selo em Brasília e Taiobeiras vence mais uma vez
UNICEF entrega Selo em Brasília e Taiobeiras vence mais uma vez

Taiobeiras é o único município do Alto Rio Pardo três vezes vencedor do Selo UNICEF - Município Aprovado. O anúncio e entrega da certificação foram na tarde desta quinta-feira (29), durante cerimônia no Museu Nacional, em Brasília-DF, com a participação do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e da ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; de governadores, do senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais.

Criada em 1999, no Ceará, a experiência do Selo UNICEF Município Aprovado foi expandida para todo o Semiárido Brasileiro em 2004, após a assinatura do ’’Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido’’. Com duração de dois anos, as edições de 2006 e 2008 mobilizaram municípios dos 11 Estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em 2009, a metodologia estendeu-se para quatro anos e chegou à Amazônia Legal Brasileira. Assim, mais nove Estados, signatários da Agenda Criança Amazônia, foram envolvidos: Acre, Amapá. Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para conquistar o Selo UNICEF Município Aprovado, o município aderiu à iniciativa em 2009 com o compromisso do gestor municipal em avançar na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Durante os anos seguintes, participou de atividades de capacitação técnica, recebeu material metodológico e orientação para desenvolver um Plano Municipal de Ação a partir da análise de um conjunto de indicadores de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas. O município também desenvolveu atividades de Participação Social, envolvendo principalmente as crianças e os adolescentes, além de promover fóruns com a comunidade.

Agora, em 2012, o Selo está sendo conquistado pelos municípios que melhoraram em, pelo menos, 15 indicadores num total de 33 dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos três das atividades de Participação Social.

Taiobeiras participou e venceu as três últimas edições – 2006, 2008 e 2012- do Selo UNICEF – Município Aprovado – cumprindo todas as metas de trabalho e ações voltadas para o amparo e assistência às crianças e aos adolescentes. “Um esforço coletivo, envolvendo todas as secretarias e buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente aquela em situação de vulnerabilidade” – destaca o prefeito Denerval Germano, que esteve em Brasília, na cerimônia de certificação.

*Fonte:Oficina de Imagens, UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Agenciaminas.