Você está aqui: Home > Notícias > Governador Anastasia entrega 379 veículos para transporte escolar
Governador Anastasia entrega 379 veículos para transporte escolar

O governador Antonio Anastasia, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, entregou, nesta sexta-feira (23/11), na Cidade Administrativa, 379 veículos escolares para 379 municípios, beneficiando mais de 13.500 alunos.

Os investimentos somam R$ 63,8 milhões, divididos entre o Estado (R$ 13,8 milhões) e o governo federal (R$ 50 milhões).

“Tivemos um aumento de investimento por parte do governo estadual no custeio do transporte escolar, de R$ 80 milhões em 2010 para R$ 145 milhões neste ano. Quase dobramos o valor que repassamos às prefeituras, e sou o primeiro a reconhecer que é insuficiente pelo tamanho da malha rodoviária de nosso Estado. Este ano, estamos investindo R$ 210 milhões no transporte escolar, sendo R$ 145 milhões do Tesouro do Estado para as parcerias com convênios com prefeituras, R$ 15 milhões como contrapartida aos ônibus que estão sendo entregues, que se somam a esses R$ 50 milhões vindos da União, através da emenda da bancada parlamentar federal de nosso Estado”, afirmou Anastasia.

Foram entregues 212 veículos da Iveco Latin America Ltda, com capacidade para 29 alunos e 167 veículos da empresa Man Latin America Indústria e Comércio de Veículos Ltda, com capacidade para 44 alunos. Todos os veículos estarão disponíveis para atender aos alunos no próximo ano letivo.

“Nesses dois anos do meu mandato, investimos R$ 500 milhões do Tesouro do Estado na recuperação, construção e equipamentos para as escolas estaduais. Sabemos que ainda precisamos de mais. Estamos atrás de recursos para investimentos ainda maiores, porque o objetivo é termos de fato uma educação de ponta. Minas já alcançou a nota internacional de 6,0, mas sabemos que ela ainda é pequena perto das necessidades que nós temos”, disse o governador.

Esforço

O prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, ressaltou a importância da parceria entre os poderes executivo e legislativo nas três esferas para a realização de ações como a da entrega dos veículos escolares.

“Os ônibus distribuídos traduzem a mobilidade escolar e é mais um ato forte do governo estadual, que sabe muito bem que qualquer país do mundo que queira se desenvolver precisa investir na educação, que é processual. A educação não depende apenas de recursos financeiros, mas, prioritariamente, de envolvimento humano e político, para completar realmente o processo que todos queremos que é dar oportunidade e desenvolvimento social às nossas camadas mais carentes. Há um esforço coletivo, concentrado, republicano, de engrandecer e fortalecer Minas Gerais”, destacou o prefeito do município do Norte de Minas.

Anastasia afirmou que a disponibilização de veículos para o transporte escolar visa oferecer melhores condições de mobilidade aos estudantes que moram na zona rural, possibilitando a melhoria de indicadores de avaliação da educação como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Minas Gerais, a despeito das desigualdades regionais, da extensão territorial, quarto maior Estado da federação brasileira, do tamanho da França, e maior em número de municípios, conseguiu ocupar, para a nossa honra, nos nove primeiros anos, o primeiro lugar do Ideb no Brasil. É um dado extremamente positivo e devemos cumprimentar a comunidade escolar por isso”, completou Anastasia.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou a importância de um transporte escolar eficiente. “A melhoria no transporte facilita para os alunos, que chegam às escolas mais descansados. Com condições melhores criamos situações mais favoráveis e, assim, obtemos melhores resultados em avaliações como o Ideb”, disse.

Fonte: Secom/MG

Fotos: Omar Freire/ Imprensa MG