Você está aqui: Home > Notícias > Taiobeiras recebe Dom Mauro Morelli e programa de segurança alimentar
Taiobeiras recebe Dom Mauro Morelli e programa de segurança alimentar

“Não existe educação sem uma boa nutrição”, foi uma das frases de impacto usadas pelo presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, Dom Mauro Morelli, na abertura do Seminário de lançamento do programa estruturador Cultivar, Nutrir e Educar, do governo mineiro, na tarde desta quarta-feira (11/04) em Taiobeiras. O “bispo peregrino”, como é chamado, deu ênfase na assistência integral às crianças, ao abordar os principais eixos do programa, brincando com a platéia e ressaltando a importância da integração entre a família, sociedade e estado na formação cidadã das pessoas.

O seminário de Taiobeiras faz parte dos quatro encontros, de dois dias cada (os outros seminários estão programados para as cidades de em Ipatinga, Viçosa e em Capelinha), com a pretensão de demonstrar os objetivos e o funcionamento do programa do governo mineiro de enfrentamento a duas realidades propostas: a melhoria da qualidade da merenda escolar, com a utilização de produtos do campo e o fortalecimento da agricultura familiar, fornecedora desses produtos. A meta do governo é atingir, até 2015, algo em torno de 15 mil agricultores.

Além das palavras de boas-vindas do prefeito Denerval Germano da Cruz e da palestra do bispo Dom Mauro Morelli, o primeiro dia do encontro de Taiobeiras contou com pronunciamentos de representantes da Fetaemg – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais, Sandra Rosa, da assessora da Sedvan- Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Rachel Tupinambá, da secretária de estado adjunta de educação, Maria Ceres, do secretário de estado adjunto de saúde, Marcelo Teixeira, do subsecretário de estado de agricultura familiar, Edmar Gadelha eapresentação sobre o Cultivar, Nutrir e Educar, pela gerente do programa, Jaqueline Míriam Maciel Junqueira, que voltará a falar sobre o tema no segundo dia do seminário, nesta quinta, dia 12/04 (Veja programação abaixo).

Programação do segundo dia do Seminário

2° Dia– Oficina Técnica

8 às 8h20 – Desafios da execução da Lei 11.947 de 2009.

Palestrante: Jose Antônio Ribeiro

8h20 às 8h40 – Estratégias de implementação do Programa Estruturador Cultivar Nutrir e Educar

Palestrante: Jaqueline Míriam Maciel Junqueira – Gerente do Programa

8h40 às 9 horas – Café

9 às 9h20 – Processo: Alimentação Escolar

Palestrante: Valeria Monteiro – Gerente do Processo

9h20 às 9h40 – Projeto: Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar.

Palestrante: Ignes Botelho Figueiredo Matias – Gerente do Projeto

9h40 às 10 horas – Projeto: Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde.

Palestrante: Marcelo Mascarenhas Corrêa – Gerente do Projeto

10 às 11 horas – Esclarecimentos

11 às 12 horas – Almoço

Tarde

12 às 14h30 – Trabalho de grupo  – Apresentação do Manual Operacional e Orientação para formação do comitê gestor local em cada município.

Organização dos participantes em grupos de trabalho.

Coordenação: representante da SGG, SEE, SES e SEAPA

14h30 às 15 horas – Café