Você está aqui: Home > Notícias > Programa de Segurança Alimentar será lançado em Taiobeiras
Programa de Segurança Alimentar será lançado em Taiobeiras

Cerca de 150 pessoas são esperadas em Taiobeiras para o seminário de lançamento de programa do governo estadual, que pretende integrar dois importantes setores – educação e agricultura – na busca da melhoria da qualidade nutricional dos estudantes e do fortalecimento da agricultura familiar.

Taiobeiras será a sede, no Norte de Minas, do Seminário Regional do Programa Cultivar, Nutrir e Educar, desenvolvido pelo governo de Minas através da Secretaria Geral da Governadoria, Secretaria Executiva do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional (CTSANS), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Subsecretaria de Agricultura Familiar. Durante os dias 11 e 12 de abril a cidade receberá cerca de 150 convidados, entre eles o Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias e Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Dom Mauro Morelli.

Os seminários acontecerão também na Região Médio Rio Doce (em Ipatinga, dias 25 e 26 de abril), na Zona da Mata (em Viçosa, nos dias 09 e 10 de maio) e na região Jequitinhonha/Mucuri (em Capelinha, nos dias 30 e 31 de maio), com o objetivo de ‘‘apresentar o Programa Cultivar, Nutrir e Educar e promover interlocução com os atores locais envolvidos (sociedade civil e governo) para implementação das ações nos municípios que iniciarão o programa em 2012’’.

O programa estruturador “Cultivar, Nutrir e Educar” vai intensificar o trabalho de apoio aos agricultores familiares e preparar os produtores para atuarem no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Este ano as atividades vão ocorrer em três regiões pilotos, que envolvem cerca de 30 municípios do Rio Doce, Zona da Mata e Alto do Rio Pardo. Até 2015, segundo o governador Antonio Anastasia, a meta é atingir cerca de 15 mil agricultores familiares.

Programação do Seminário em Taioberias

Dia - Lançamento do Programa

Tarde

12 às 14 horas – Credenciamento

14 às 15 horas – Abertura (representantes SGG, SEE, SES, SEAPA, Prefeitura e Câmara Municipal (local), CONSEA MG, FETAEMG, FETRAF).

15 às 15h30 – Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária

Palestrante: Dom Mauro Morelli

15h30 às 16 horas – Apresentação do  Programa Cultivar Nutrir e Educar

Palestrante: Jaqueline Junqueira – Gerente do programa

16 às 17h30 – Esclarecimentos

17h30 às 18 horas – Café

18 horas – Encerramento

2° Dia– Oficina Técnica

8 às 8h20 – Desafios do execução da Lei 11.947 de 2009.

Palestrante: Jose Antônio Ribeiro

8h20 às 8h40 – Estratégias de implementação do Programa Estruturador Cultivar Nutrir e Educar

Palestrante: Jaqueline Míriam Maciel Junqueira – Gerente do Programa

8h40 às 9 horas – Café

9 às 9h20 – Processo: Alimentação Escolar

Palestrante: Valeria Monteiro – Gerente do Processo

9h20 às 9h40 – Projeto: Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar.

Palestrante: Ignes Botelho Figueiredo Matias – Gerente do Projeto

9h40 às 10 horas – Projeto: Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde.

Palestrante: Marcelo Mascarenhas Corrêa – Gerente do Projeto

10 às 11 horas – Esclarecimentos

11 às 12 horas – Almoço

Tarde

12 às 14h30 – Trabalho de grupo  – Apresentação do Manual Operacional e Orientação para formação do comitê gestor local em cada município.

Organização dos participantes em grupos de trabalho.

Coordenação: representante da SGG, SEE, SES e SEAPA

14h30 às 15 horas – Café