Você está aqui: Home > Notícias > Começam as obras da Barragem do Atanásio
Começam as obras da Barragem do Atanásio

A comunidade do Atanásio, em Taiobeiras, em breve deixará de se preocupar com um dos grandes problemas enfrentados em todo o Norte de Minas: a escassez de água. Uma grande barragem já está sendo construída naquela localidade, em terreno cedido pelo produtor rural José Manoel da Silveira e vai beneficiar diretamente cerca de 42 famílias.

A obra faz parte do Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva, do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e é executada pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas), com o apoio logístico e cessão de alguns maquinários por parte da Prefeitura de Taiobeiras.  Um  grande  lago  será   responsável   pela garantia de fornecimento de água para o consumo humano e irrigação de pequenas hortas. Em sua parte frontal, a represa terá profundidade média de 6 metros e ajudará na perenização do córrego do Atanásio, beneficiando assim uma série de propriedades rurais servidas pelo riacho ao longo do seu percurso.

Outras quatro barragens estão previstas, pelo programa, para  o  município  de Taiobeiras. De imediato, deverá ser iniciada também a construção da represa de Coqueiro e, em etapas seguintes, nas comunidades de Riacho de Areia, Lajedo e Riinho.   ‘‘Segurar a água da chuva e dos pequenos mananciais é uma forma de fortalecimento de várias cadeias produtivas. Com pouca água é muito difícil a tarefa de cuidar da terra, dos animais e da vida no campo de uma forma geral   e   a   construção   dessas  barragens de médio e grande portes, e também das barraginhas de contenção, são maneiras de minimizar o problema em curto espaço de tempo’’ - afirma o secretário de agricultura de Taiobeiras, Vilson Ramos.

O Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva, implementado pelo Governo de Minas através da Fundação Rural Mineira- Ruralminas promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando diretamente 6.275 famílias com abastecimento de água. Além da Ruralminas, o programa envolve a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A meta, até junho deste ano, é investir cerca de R$ 8 milhões na construção de 70 barragens e de 750 novas bacias de captação de água das chuvas.