Você está aqui: Home > Notícias > Taiobeiras entra na reta final do PLHIS – Plano de Habitação de Interesse Social

O município de Taiobeiras completa na próxima semana mais uma etapa dos trabalhos de elaboração do seu Plano de Habitação de Interesse Social, exigência do governo federal, através do Ministério das Cidades, para o repasse, a partir de 2012, de recursos destinados a qualquer tipo de melhoria da infraestrutura urbana, em especial àquelas obras do setor habitacional.

Na terça-feira, dia 22, das 13h:30 às 17h:30, na Sala de Reuniões da Prefeitura (Praça da Matriz, 145, centro) será realizado o “
Seminário sobre o Diagnóstico do Setor Habitacional de Taiobeiras”. Neste evento será dada publicidade à situação habitacional do Município, abrindo espaço para a sua avaliação crítica pela comunidade local. Serão debatidos os problemas habitacionais do município com a identificação dos pontos críticos e suas classificações na ordem de prioridade.

Na quarta-feira, no mesmo local e no horário 08h:00 às 12h:00 será realizado o fórum “Buscando Soluções para as questões Habitacionais”, quando serão propostos programas e ações prioritários na área habitacional, além da definição de metas e identificação de recursos.

O QUE É O PLHIS?

É um conjunto de objetivos e metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social tem o objetivo de promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir à população local o acesso à moradia com qualidade.

A elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Taiobeiras está sendo feita em três etapas:

1. Proposta metodológica;

2. Diagnóstico do setor habitacional;

3. Elaboração das estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de orientações e instrumentos de ação e intervenção para o setor de habitação de Taiobeiras.

PARA QUE SERVE O PLHIS?

O Governo Federal disponibilizará aos municípios recursos financeiros para a construção de novas moradias, melhoramento das já existentes mas em situação precária, para a execução serviços de  infra-estrutura urbana e para manutenção de áreas de lazer. No entanto, os recursos só serão disponibilizados para  municípios que tiverem um Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Por isso estamos fazendo o nosso, pensando no futuro da população e no crescimento organizado da cidade.

POR QUE É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NO PLHIS?

O Plano de Habitação de Interesse Social é um plano participativo, porque é por meio da população que será possível identificar os problemas que envolvem o setor habitacional da cidade. Será possível contabilizar quantas pessoas possuem casas, quantas não; quantas moram em casas alugadas, em cômodos cedidos e quantas famílias moram em cada casa. Será conhecida a qualidade de moradia dos habitantes de Taiobeiras e a carência de serviços de infraestrutura.

Com todas as informações e a participação da população de Taiobeiras , o PLHIS apontará caminhos para o município propor, incentivar e executar ações que venham melhorar a vida de seus moradores.

VAMOS PARTICIPAR! O PLHIS É INTERESSE DE TODOS: QUEM NÃO TEM CASA PODERÁ TER UMA... QUEM TEM CASA TERÁ UMA CIDADE MAIS ORGANIZADA!