Você está aqui: Home > Notícias > Saúde vacina, até o final de novembro, contra a Febre Amarela
Saúde vacina, até o final de novembro, contra a Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras montou três pontos de atendimento para a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, doença infecciosa aguda causada por um gênero de vírus conhecido como flavivírus, apresentando-se nas formas urbana e silvestre. A transmissão se dá, nos dois casos, por mosquitos. A forma silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus.

Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (que também é vetor da dengue), principal transmissor da febre amarela urbana. O Aedes aegypti prolifera-se nas proximidades de habitações em recipientes que acumulam água limpa e parada, como vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.

Em sua forma mais grave, a doença compromete o fígado e os rins, causa icterícia progressiva (também conhecida como amarelão), queda da pressão arterial e hemorragias, podendo levar à morte. Não existe outra forma de prevenção a não ser a vacinação (a vacina vale por dez anos).  No Brasil, de 1997 a 2002 foram vacinadas mais de 62 milhões de pessoas.

Agora, nesta etapa,devem procurar os postos, munidas do cartão de vacinação, aquelas pessoas que foram vacinadas há mais de dez anos ou que nunca tomaram a vacina. Em Taiobeiras estarão funcionando, até o final de novembro, os Centros de Saúde Central e 13 de Maio e o PSF Bom Jardim, das 08h:00 às 17h:00.