Você está aqui: Home > Notícias > Taiobeiras ganha mais uma área urbanizada: a Praça Aurino Teixeira
Taiobeiras ganha mais uma área urbanizada: a Praça Aurino Teixeira

Taiobeiras recebeu na noite deste sábado, dia 04 de junho, mais uma área totalmente preparada para o convívio humano - a urbanização da Avenida Barbacena, que beneficia diretamente dois grandes bairros: Planalto e Bom Jardim.

Um público de mais de 3.000 pessoas lotou a Praça Aurino Teixeira, que integra o projeto paisagístico e de urbanização – para receber a obra, que fora inaugurada pelo governador Antonio Anastásia, prefeito, deputados e secretários estaduais durante a Festa de Maio/Ferarp, no dia 14 de maio passado.

O projeto, embora localizado no bairro Planalto, beneficia toda Taiobeiras uma vez que aumenta as opções de lazer e de entretenimento, além de embelezar a cidade. Desde 2005, dentro dessa proposta de tornar a cidade mais agradável para os seus moradores e visitantes, a prefeitura já construiu outras cinco áreas de lazer, com estruturas complementares voltadas para a prática de esporte e recreação: as praças 7 de setembro, da Bíblia, da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Vereador Zé Colo e o complexo Minas Olímpica Saúde na Praça (o terceiro construído no estado, numa parceria com o governo mineiro).

Executada em sete meses, em parceria com o governo de Minas, a urbanização engloba o asfaltamento das duas pistas da Avenida Barbacena, com 670 metros de extensão e o calçamento de 213 metros lineares de cada uma das ruas Turmalina, Bahia, Uberaba e da Avenida Ipiranga, além da construção da Praça Aurino Teixeira, de uma quadra poliesportiva, de um parque infantil, de uma pequena academia a céu aberto e a melhoria da iluminação pública local.

Uma homenagem ao naturalista Aurino Teixeira

A nova praça recebeu o nome de uma pessoa que sempre viveu em função e na defesa da natureza. O senhor Aurindo Teixeira, pai do vereador Vitor Hugo Teixeira (presidente da Câmara Municipal de Taiobeiras por dois períodos consecutivos) e de outros 10 filhos, foi o “jardineiro” de Taiobeiras até mesmo pouco antes de sua morte, aos 93 anos, em junho do ano passado.

O “seu Aurino”, como era conhecido, trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Goiás, mas foi em Taiobeiras que dedicou a maior parte da sua vida como funcionário público municipal, desempenhando várias funções. “Um coringa” – afirmou um de seus companheiros de trabalho, se referindo à variedade de habilidades do colega. Entretanto, o que o consagrou foi a habilidade que despertara desde muito cedo: o cultivo das plantas (nas hortas e nos jardins) e a memória fantástica (conhecia a história da cidade como poucos).

A solenidade de entrega do projeto de urbanização contou com a participação de familiares do homenageado. Além do descerramento da placa, como acontece de praxe em solenidades de inauguração e entrega de obras, houve o plantio de uma muda de Ipê, simbolizando a nova vida da Praça e o amor do homenageado pela natureza.