Você está aqui: Home > Notícias > Ferarp traz Seminário e Fórum com o repasse de conhecimentos ao agricultor
Ferarp traz Seminário e Fórum com o repasse de conhecimentos ao agricultor

Ferarp traz Seminário e Fórum com o repasse de conhecimentos ao agricultor

A 7ª Ferarp – Feira Regional do Alto Rio Pardo vem se especializando, desde a versão do ano passado, em proporcionar aos agricultores o repasse de técnicas e informações que possam ajudá-los na melhoria da produção. Além da exposição da produção regional na indústria, agroindústria, comércio e na prestação de serviços, a Ferarp vem se tornando em um ponto referencial para a troca de conhecimentos em dois segmentos aparentemente antagônicos, mas reconhecidamente complementares: a agricultura familiar e a silvicultura (atividade ligada ao cultivo de florestas). Embora praticadas em escalas diferentes, as duas atividades têm grande importância para a economia regional.

O 2º Seminário da Agricultura Familiar será relizado  na manhã e parte da tarde desta sexta-feira, 13 de maio, no Pavilhão de Eventos da Ferarp, numa parceria do Departamento Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e o governo do estado, representado pela Emater-MG.  O objetivo das palestras, proferidas por técnicos ligados à Receita Estadual e à Emater-MG, é o repasse de conhecimentos sobre os “aspectos legais da comercialização de produtos da agricultura familiar”.

No sábado, também pela manhã e à tarde, será a vez do 3º Fórum Regional da Silvicultura da Área Mineira da Sudene. Coordenado pela ASSIL – Associação de Silvicultores do Alto Rio Pardo, o Fórum é direcionado aos mini, pequenos e médios produtores rurais e também às empresas ligadas ao cultivo de espécies florestais (tendo o eucalípto como cultura principal). Palestras sobre mineração e silvicultura, licenciamento ambiental e a busca de solução para um dos maiores problemas enfrentados pelo norte de minas e com conseqüências drásticas para a silvicultura: a escassez de água.

Feira de Veículos e Rodada de Negócios

Outras duas inovações da Ferarp  este ano é o Feirão de Veículos e a Rodada de Negócios, que acontecerão na sexta e no sábado,  e chegam para reforçar o objetivo da feira  em se consolidar como o espaço que viabilize a realização direta de negócios. O  Feirão, com o apoio da BV Financeira, vai ocupar a área externa da Ferarp, na praça em frente à Câmara Municipal.

Já a Rodada de Negócios, sob a coordenação do Banco do Brasil, acontecerá na área interna, também na sexta-feira e no sábado, com metodologia própria: possíveis compradores e vendedores, identificados e cadastrados pela coordenação da Ferarp, são levados ao stand do banco, que intermediará a transação caso haja a necessidade de algum tipo de financiamento. O Banco do Brasil está disponibilizando cerca de R$ 6 milhões em linhas de crédito nesta modalidade. Os potenciais clientes deverão ter cadastros previamente aprovados junto ao Banco do Brasil.

Estas duas modalidades de venda - feirão e rodada de negócios - vão dar à Feira Regional do Alto Rio Pardo um impulso a mais. Desde 2005, ano da sua criação, a Ferarp  vem registrando conquistas na ampliação do número de expositores, em relação ao público visitante e nos tipos de atrativos que oferecem a todos os segmentos e setores envolvidos em sua realização. Para esta sétima versão é esperada a geração de negócios em torno dos R$ 20 milhões.