Você está aqui: Home > Notícias > Taiobeiras faz festa pela preservação do pequizeiro
Taiobeiras faz festa pela preservação do pequizeiro

A comunidade de Lagoa Grande promove, nestes próximos dias 25, 26 e 27 a décima - oitava edição da Festa do Pequi. Cavalgada, palestra, jogo de futebol, shows, concurso literário, trilhas e o já tradicional concurso “roedor de pequi” são algumas das atrações da Festa, realizada pela Associação Comunitária em parceria com a Prefeitura de Taiobeiras, Câmara Municipal e Emater-MG.

Embora o lado aparente seja a busca da alegria, os festejos propriamente ditos através das várias atrações populares, o pano de fundo é a luta pela preservação do pequizeiro.  É o que garantem os organizadores. “Queremos fazer festa sim, mas nunca deixar que esqueçam a importância que um pé de pequi tem para o nosso povo” - afirma o líder comunitário Silvano da Lagoa, ex-vereador e autor da lei que protege o pequizeiro no município de Taiobeiras.

Baseado em experiência própria como catador de pequi, numa situação que quase o complicou no município de Japonvar (onde o fruto só pode ser colhido depois de maduro e caído ao chão), Silvano propôs lei semelhante em Taiobeiras, em vigor desde o ano de 2001 e atualizada recentemente para facilitar o trabalho da Polícia Ambiental. Lei mais que necessária, em função do valor que o pequizeiro e seu fruto têm para o povo das Lagoas (Seca, Dourada e Grande, comunidades pertencentes ao município de Taiobeiras). De janeiro a março, em plena safra, são mais de 2.500 caixas do fruto deixando a cidade e rumando para várias partes não só da região, mas inclusive de outros estados. A Festa é uma forma de manter vivas a lembrança e a importância do “ouro do cerrado”.