Você está aqui: Home > Notícias > Festa do Pequi já tem data marcada
Festa do Pequi já tem data marcada

A décima - oitava Festa do Pequi, promovida pela comunidade de Lagoa Grande em parceria com a Emater-MG e a Prefeitura de Taiobeiras, acontecerá

nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2011. A data foi escolhida em reunião da comissão organizadora, ocorrida na manhã de hoje, na Prefeitura.

Além do cunho cultural, com as barraquinhas, os shows, concursos e brincadeiras, a festa será um momento oportuno para debates acerca do cultivo e a exploração sustentável do fruto, que é nativo e típico do cerrado. Todos os anos, o pequi movimenta a economia da comunidade dos povoados das Lagoas (Grande, Seca e Dourada), com caminhões e mais caminhões carregados com o fruto em casca, saindo de Taiobeiras para diversas partes do estado e até sul da Bahia.

Uma das propostas, este ano, é a criação dos chamados Arranjos Produtivos Locais (APLs), para fortalecer a cadeia produtiva do pequi, ampliando a conscientização pela preservação (com a exploração adequada) e a agregação de valor e de mercado ao fruto.
(Fotos: Cavalgada e concurso "Roedor de Pequi").