O sistema de apresentação política em que os governantes e legisladores, em todas as esferas são escolhidos é forma de participação indireta da sociedade. Como forma complementar dessa representação hoje é comum a participação direta.
Essa participação ocorre por meio da presença da sociedade nos processo de planejamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública.
Trata-se de ação conjunta entre governo e sociedade em que a idéia central é o compartilhamento de responsabilidade com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.
O(A) Prefeito(a) eleito(a) dispõe de diversos espaços e canais de participação do município (conselhos, fóruns, orçamento participativo, conferências, comissões, etc.). Algumas dessas formas estão previstas em lei e outras são decorentes da dinâmica da relação que se estabelece no âmbito do município, entre a sociedade e o governo municipal. As formas não são mutuamente excludentes: podem coesistir, se combinar e se intercomplementar.